A pesquisa preenche uma lacuna metodológica no ensino
do português no ensino médio em Moçambique. Questiona-se quais as
metodologias possíveis para o ensino de neologismos em sala de aula.
A pesquisa visa conhecer as metodologias usadas na pesquisa de neologismos
no ensino médio em Moçambique. Especificamente, visa identificar
os neologismos do futebol no Jornal Notícias; analisar os manuais de
português em uso e explicar os métodos de trabalho com neologismos.
Da pesquisa se concluiu que há preconceito com relação aos neologismos,
por isso que os programas de ensino e os professores não discutem este
tema. Concluiu-se que há necessidade de adoção de novos paradigmas
metodológicos para a exploração destes conteúdos no ensino médio. Isto
passa pela realização de atividades práticas que permitam a introdução de
conceitos bem como a sua exploração em sala de aula. Esta consciência
lexical permitirá que o aluno discuta e realize um trabalho aprofundado
rumo à criação de um dicionário geral de moçambicanismos.
É um blogue acadêmico que se interessa por questões ligadas a educação e linguística em países africanos em especial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O blogue compartilha pesquisas e trabalhos que discutem a política e o planejamento linguísticos e o ensino defendendo que "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"(Nelson Mandela)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário