"Carxs,
Há muito tempo que a África faz uma discussão sobre a educação numa perspectiva pan-africana. Há um material produzido pela Unesco e União africana, geralmente, em francês, inglês ou árabe.
O material que selecionei para socializar é de uma organização da sociedade civil, ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM ÁFRICA, localizada no páis de Ki-Zerbo, Burkina Faso. Acredito que será útil não somente para quem trabalha com a pedagogia, mas para nossos Institutos e cursos voltados para a inter ou transdisciplinaridade.
O mais importante nos documentos encaminhados é o debate sobre a apropriação dos saberes endógenos africanos no campo das humanidades e das ciências da natureza. O consenso igualmente em torno das línguas locais no ensino.
Boa leitura."
Foto: ADEA
Résumés des études du Sous-thème 3 « Mise en œuvre de l’éducation à la renaissance culturelle africaine et aux idéaux du panafricanisme pour promouvoir l’intégration continentale et la naissance des États-Unis d’Afrique (confédération ou fédération) »
GTENF - Groupe d’Étude de l’Éducation Non Formelle. Approches novatrices savoirs et savoir-faire endogène pour une meilleure adéquation école communauté, GTENF/ ADEA, Ouagadougou, Burkina Faso, 2015.
Grupo de trabalho de uma educação não formal
Material: http://www.gtenf-adea.org/index.php
Associação para o desenvolvimento da educação em África
Nenhum comentário:
Postar um comentário