No presente texto pretendo fazer uma revisão bibliográfica à volta das principais questões ligadas à educação e ao ensino-aprendizagem em Moçambique no que concerne o ensino primário e secundário geral. Interessa-me
sobretudo analisar três questões que julgo cruciais para a educação escolar
em Moçambique, a saber: a) A definição da política linguística, b) as línguas
e o sistema educativo e, c) O ensino-aprendizagem num contexto multilingue
e plurilingue. Essas três questões que são amplamente abordadas por estudiosos e universitários na área da linguística e da sociolinguística devem,
a meu ver, contribuir para uma reflexão à volta do que é preciso mudar ou
melhorar no sistema educativo em Moçambique, para que o sucesso escolar não seja uma utopia. Servir-me-ei de conceitos como, multilinguismo,
plurilinguismo, pluricultura e intercultura, cruzando deste modo as áreas
da linguística, da sociolinguística e da antropologia cultural, para tentar
verificar sob que prisma os textos que escolhi para minha análise (Menezes,
2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) abordam a questão da
educação em Moçambique.
Palavras-chave: Política linguística. Multilinguismo. Plurilinguismo. Intercultura e Educação.
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 17-32, maio/jun. 2018
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