segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O Processo de Ensino-aprendizagem do Português no Contexto Multicultural Moçambicano

O Processo de Ensino-aprendizagem do Português no Contexto Multicultural Moçambicano

Como Citar
Velasco, M., & Timbane, A. (2018). O Processo de Ensino-aprendizagem do Português no Contexto Multicultural Moçambicano. Revista Internacional Em Língua Portuguesa, (32), 99-120. https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2017.32/pp.99-120

Resumo

O fracasso escolar dos alunos provenientes das zonas suburbanas e rurais está no centro da inquietação deste trabalho, que tem como motivação a constatação da imposição histórica do português como língua oficial e de ensino em Moçambique, bem como a falta de valorização e prática das línguas nacionais de origem bantu, num país essencialmente multilíngue e multicultural. O objetivo foi identificar as possíveis causas que levam os alunos ao insucesso escolar. Em termos metodológicos, a revisão bibliográfica e da Constituição da República de Moçambique constituíram a base de sustentação deste trabalho. Concluímos que a literatura nestas línguas deve ser criada e divulgada. Além disso, a alfabetização nestas línguas deve ser uma prática social obrigatória, a fim de reduzir a estranheza e o preconceito linguístico. Dessa forma, os alunos poderiam produzir textos relacionados à sua vida social.

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