É um blogue acadêmico que se interessa por questões ligadas a educação e linguística em países africanos em especial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O blogue compartilha pesquisas e trabalhos que discutem a política e o planejamento linguísticos e o ensino defendendo que "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"(Nelson Mandela)
sábado, 26 de novembro de 2022
v. 2 n. Especial I (2022): A educação na África lusófona e no Brasil: práticas, metodologias, métodos e gestão da educação
Apresentação do Vol.2, nº Especial (2022): A educação na África lusófona e no Brasil: práticas, metodologias, métodos e gestão da educação
Alexandre António Timbane
1.Ser professor: reflexão e análise sobre as propostas do plano estratégico do ensino superior moçambicano (2012-2020)
Nharongue David Araujo, Evangelina Bonifácio
2.A evasão escolar versus as políticas e práticas educativas em escolas públicas de Santo Amaro (BA)-Brasil
Lucinea dos Santos
3.A família e a escola na gestão das dificuldades de aprendizagem no ensino primário em Chimoio - Moçambique
Patricia Aunauyatile Cesário Akungondo, Lucinda Oliveira Paulino
4.Ensino da língua portuguesa em Angola: uma análise nas propostas de atividade do livro didático de língua portuguesa da 10ª classe
Pedro Kiuma Da Silva, Gislene Lima Carvalho
5.Formação contínua no desempenho profissional de professores na Escola Primária do 1º e 2º grau, da cidade de Montepuez-Moçambique
Domingos Azarias Mindú, Jaime Álvaro Natércio Benedito Murambire
6.A formação pedagógica dos professores no Ensino Superior na Universidade Lúrio, Curso de Licenciatura em Psicologia Clínica no Regime Pós-Laboral
Maria Alice Luís
7.As competências éticas e deontológicas adquiridas pelos graduados dos Institutos de Formação de Professores: Estudo de uma Instituição de Formação de Professores Primários da cidade de Nampula
José da Cruz Muluta, Natália Helena da Fonseca Bolacha
8.Formação psicopedagógica dos professores do ensino superior e a melhoria da qualidade de ensino
Luísa Natéssia Marufo, Adérito Barbosa, Felipe André Angst
9.Processo de ensino e aprendizagem durante a vigência da pandemia de Covid-19 em Moçambique-Maputo: dificuldades, experiências, ensinamentos e desafios – 2020 e 2021
José Cossa
10.O contributo da supervisão pedagógica para a prática docente no Ensino Superior: Estudo de caso da Universidade Púnguè e Instituto Superior Politécnico de Manica em Moçambique
José Luís Dias, Adérito Barbosa
11.O conselho de escola como um órgão de gestão democrático da comunidade educativa na escola primária da cidade da Beira
Cláudia José Vieira Nanhecua
12.O feedback na avaliação dos trabalhos acadêmicos dos alunos no ensino superior em Nampula
Manuel Sozinho, Mahomed Ibraimo Nazir, Louise Lima
13.Educação à distância no ensino superior: a função docente e seu impacto no processo de ensino- aprendizagem
Lucinda Oliveira Paulino, André Fernando Vahala
14.A situação sociolinguística de Maquela do Zombo (Angola): perspectivas e desafios para o ensino de português em contexto triglossico
Eduardo David Ndombele, Evangelina Bonifácio
15.Participação dos Pais e Encarregados de Educação no processo de Ensino-Aprendizagem na 6ᵃ classe: Caso da EPC Z da cidade de Nampula, 2021-2022
João Nasseco, Mahomed Nazir Ibraimo
16.Educação e Formação de Comunidades de Aprendizagem: análise de percepções no Colégio Pastoral da Igreja Presbiteriana de Moçambique
Fernando Rafael Chongo
17.Os temperamentos e sua caraterização no âmbito do processo de ensino-aprendizagem
Fernando Cassinda Quissanga , Justino Cangue , André Artur Dalama Tchipaco
18.O conselho de escola como um órgão de participação da comunidade educativa na gestão da escola
Baltazar Nhangumbe, Mahomed Nazir Ibraimo
19.A educação sexual da mulher rural na região Sul de Moçambique e o direito à saúde
Florência Paulo Nhavenge-Timbane
20.Nativos e Imigrantes Digitais, um olhar às Tecnologias de Informação e Comunicação: estudo de caso do Instituto Superior Politécnico de Manica, em Moçambique
Amosse Jorge Gelo, Elizabeth Mariana Alfredo Capathia Nahia, José Luís Dias
21.As implicações da desistência escolar da rapariga a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação: caso escola primária, distrito de Gurué
Inácia Helena Langacitela Mungomane, Adérito Gomes Barbosa
22.Avaliação da eficácia das estratégias usadas no combate aos casamentos prematuros nas escolas: Caso no distrito de Mecubúri-Sede 2019-2021
Marchal Manufredo Chilimile
23.Contributo do currículo local na promoção de valores e saberes locais da comunidade
Américo Gabriel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário