quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Taxa de analfabetismo em Moçambique é de 48%


Taxa de analfabetismo em Moçambique é de 48%



48.1% da população moçambicana é analfabeta. Este dado foi ontem revelado em Maputo, no âmbito do lançamento do relatório sobre o ensino e educação de jovens e adultos em Moçambique, que pretende elaborar estratégias de redes que podem ser usadas para melhorar a quantidade e qualidade da educação dessas faixas etárias no país.
O relatório é resultado de um estudo feito em cinco países da região Austral da África, nomeadamente, Angola, Lesotho, Moçambique, Namíbia e Suazilândia, com vista a elaborar um mapa actualizado sobre a disposição da educação dos jovens e adultos.
Falando à margem do evento, o director nacional de Alfabetização e Educação de Adultos, Laurindo Nhacune, revelou que dados de 2008 indicam que 48.1 % da população é analfabeta, sendo que a província de Cabo Delgado é a que apresenta uma maior taxa de cerca de 66%.
“Actualmente, nós contamos com uma taxa de analfabetismo de 48.1% e está distribuída de  forma diferente em todas as províncias. Isso quer dizer que temos províncias com maiores taxas, as do norte do país, que estão acima da média”, disse Nhacune.
No seu discurso de abertura, o director nacional de Alfabetização e Educação de Adultos frisou que a educação para a juventude e adultos é um direito humano, de tal forma que a implementação de programas de alfabetização e educação destas camadas é uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e cálculo e o progresso de habilidades para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário