sábado, 15 de janeiro de 2022

REVISTA NJINGA & SEPE: REVISTA INTERNACIONAL DE CULTURAS, LÍNGUAS AFRICANAS E BRASILEIRAS, VOL.1, Nº ESPECIAL, 2021

 



Este vol.1, Nº Especial de 2021 celebra a vida e obra do vovó Agostinho Neto e abre as celebrações do centésimo ano que se celebra em 2022. Agostinho Neto, mwangolê, médico, político e escritor  é imortalizado nesta revista por meio de artigos e poesias que reforçam a gradeza daquele que dirigiu a luta de libertação contra o colonialismo. Esta publicação foi organizada pelos Professores Eduardo David Ndombele e  Quibongue Mudiambo ambos mwagolês e docentes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uige (Angola) e coordenado por alexandre António Timbane, editor-chefe da Revista. VIVA O CENTENÁRIO AGOSTINHO NETO! VIVA O POVO ANGOLANO!

APRESENTAÇÃO


O Patriotismo na poesia de Agostinho Neto (1922-1979)

Os problemas da Filosofia de libertação em África, no contexto da descolonização angolana: um contributo de Dr. António Agostinho Neto


Análise do papel da mulher na poesia de Agostinho Neto (1922-1979) à luz de teorias psicanalíticas


A conscientização na poesia “Monangamba” de António Jacinto e “Renúncia impossível” de Agostinho Neto
O discurso poético de António Agostinho Neto e a sua visão futurista
Negritude, nação e retratos da mãe áfrica em poemas de Noémia de Sousa e Agostinho Neto


Trajetória político de António Agostinho Neto (1947-1975)



Écriture représentative de l ‘héroïne «Tahoser» dans Le roman de la momie de Théophile Gautier


Aspectos socio-históricos dos povos !kung (khoisan) de Angola
Descripción del gentilicio en las lenguas de Senegal: con ejemplos del mancañá, del wolof, del seereer siin y del mandinga
A instituição do português como a única língua de ensino-aprendizagem na Guiné-Bissau: reforço da unidade nacional ou perpetuação da colonialidade?

Ensino bilíngue e escrita da língua portuguesa em Moçambique



Dinâmica das formas de tratamento no português veiculado em Angola



La dramatización, una técnica para el desarrollo de las habilidades sociales de los estudiantes con talento académico.


Reflexão sobre as dificuldades de ensino/aprendizagem do português em contexto dos alunos da zona fronteiriça de Maquela do Zombo-Angola

A Realidade Cantada: a canção enquanto complemento interdiscursivo para literatura africana de língua portuguesa





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