quarta-feira, 15 de maio de 2013

EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE NO PERIODO COLONIAL

EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE NO PERIODO COLONIAL Disponivel em: Moçambique passou por momentos criticos na era colonial em todos aspectos,particularmente na educação dos indigenas. Na era colonial muitos moçambicanos tiveram dificuldades de ter acesso a educação,visto que,a educação de qualidade estava reservada para os colonos e seus filhos. O sistema de ensino colonial foi sofrendo reformas, mas adequedas as circunstancias historico-economicas e a conjutura politica internacional.a formação do indigina e a criacao da figura juridico-politico ”assimilado” impunham-se como necessidade de força de trabalho qualificada para a maior exploração capitalista. O sistema de educação colonial organizou-se em dois subsistemas de ensino distintos: a)Ensino Oficial- destinado aos filhos dos colonos ou assimilados;nas vilas e cidades e’ onde predominava o ensino oficial. b)Ensino rudimentar-reservado aquilo que chamavam “indigenas”- os naturais. A maior parte do ensino primario rudimentar se desenvolvia nas zonas rurais( campo), em escolas das missoes, controladas pela igreja. Uma das leis do governo colonial sobre e educacao dizia o seguinte:” o ensino primario rudimentar destina-se a civilizar os indigenas da colonia, difundindo entre eles a lingua portuguesa e os costumes portuguses. Em 1930, o sistema de ensino indigena passou a organizar-se em : 1-Ensino Primario Rudimentar com tres classes previsto para sete,oito e nove anos de idade no ingresso; 2-ensino profisssional indigina,que por sua vez se subdividia em (I) Escola de artes e oficios, com quatro classes,destinada a rapazes e (II) Escolas profissionais femeninas, com duas classes, geralmente ministrado a formação femenina. o sistema de ensino europeu estava estruturado de modo a permitir ao aluno prosseguer os seus estudos até ao ensino superior. Mais tarde ,em função das exigências da exploração capitalista e para justificar a ocupação efectiva das colonias,por pressão da comunidade das nações, o regime passou a engrossar o capital humano com os assimilados, considerados estatutariamente não indigenas. No mesmo ano de 1930,foi criada a primeira escola de professores primarios indigenas, para as escolas primarias rudimentares,com 73 alunos. O ensino técnico profissional ,aberto para todos os indigenas,respondia as pressões economicas da necessidade da mão de obra qualificada,para trabalho indústrial e actividade comercial. DIFERENÇAS ENTRE O SISTEMA DE ENSINO COLONIAL E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA EDUCAÇÃO COLONIAL SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO -Ensino oficial e ensino indigena; -Estrutura fragmentaria:multiplicidade de curso proficionais,depois dos quatro primeiros anos de escolaridade; -Falta de coordenação entre os diverso cursos profissionais,depois dos quatros anos de escolaridade; -Sistema de ensino de 11 anos com a seguinte estrutura:4-2-3-2 universidades; -Sem possibilidade simultanea de saida para a vida activa e ingresso num novo nivel ou subsistema ; -Objectivos e conteúdos diferentes e não articulados. -Sistema unico de ensino:laico e publico; -Escolaridade primária de 4 para 7 anos sem primeiro ciclo; -Substemas articuladas e integrados; -Unicidade dos sistemas; -Ensino secundario geral,ensino técnico e formacao de professores de 3 niveis; -Sistema de ensino de 12 anos, com a seguinte estrutura:7-3-2 universidades; -Possibilidade de saida para a vida activa,no fim de cada nivel,ou ingresso num novo; -Definidos objectivos e conteúdos gerais do coteudo do sistema; -carater politécnico do ensino primario.

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