sábado, 15 de novembro de 2014

DESAFIOS DO ENSINO DO PORTUGUÊS EM CONTEXTO MULTILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE


Foto: Internet

O desenvolvimento de qualquer país está intimamente ligado à formação dos 
recursos humanos. A educação é importante porque fornece profissionais para diferentes áreas da 
vida social. Por sua vez, a qualidade dos quadros formados é fruto do bom trabalho 
desempenhado pelos professores. Daí se levanta a seguinte questão: será que os professores 
moçambicanos estão preparados para lidar com ensino da escrita e com a variedade do português 
de Moçambique? O presente trabalho versa sobre a complexidade da formação dos professores 
moçambicanos, no qual vou apresentar a organização do ensino, analisar os métodos do ensino 
de português e finalmente discutir formas de melhorar a formação dos professores com vista na 
melhoria da qualidade de ensino. Da experiência se conclui que há necessidade de investimento 
na formação qualitativa dos professores bem como dos meios materiais para que o trabalho do 
professor seja cada vez mais eficiente. Há que rever a metodologia do ensino do português 
incluindo o ensino da escrita porque “a escola ensina a escrever sem ensinar o que é escrever” 
(CAGLIARI, 2009a, p.83). Há que se priorizar o “currículo local” em que se prioriza a 
experiência cultural da criança. Deve-se provocar reflexão sobre a linguagem fugindo-se de 
atividades mecânicas que não ajudam ao aluno, apoiando-se numa reeducação sociolinguística 
que valoriza a diversidade linguística e a variedade do português de Moçambique, pois segundo 
Bagno (2008) “nada na língua é por acaso.”



e-ISSN 1982-5935
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná 
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Letras

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