quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA!



DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA!

Acordei hoje (20 de novembro) bem disposto e animado. O céu está nublado, com nuvens brancas e o som dos pássaros dá forma ao dia. Não imaginava o que estava por vir. Acordei animado porque é feriado e porque vou poder curtir os filhos e “dar uma volta” nas ruas desertas do bairro.
Eis que o filho mais novo, de sete anos vem me dizer o “bom dia” habitual e depois me pergunta:
-Pai hoje não vamos à escola?
-Não filho, hoje é feriado é o dia da consciência negra - respondi pensando que “matei dois numa só cajada”. Afinal estava enganado porque meu filho volta a perguntar:
-Porque o feriado é dia 20?
Aí começo a contar o pouco que sei sobre Zumbi dos Palmares, blá, blá, blá, blá..... Depois desta explicação achei que o papo já tinha se fechado e ainda mais com “chave de ouro”. Mas o pior estava por vir. O menino dá dois passos para atrás como se fosse embora para brincar, mas dá meia volta e me pergunta de novo:
- Quando é que será dia da consciência branca, papai? Aí olhei para “cara dele” e a mãe do menino ficou rindo de longe, esperando da resposta tal como o menino. Fiquei inspirado e transpirei secretamente e tentei ganhar calma para responder o menino:
-Filho, nem devia ser dia da consciência negra. Para mim seria dia da consciência humana porque o problema do preconceito aqui no Brasil não só ocorre com negros, mas também com nordestinos, índios, pobres, imigrantes, etc. Entendeu filho? - O menino olhou para mim desconfiado da minha resposta e perguntou de novo:
-Papai, lá na nossa terra (Moçambique) tem dia da consciência negra?
Poxa, de novo o menino perguntão vai ao fundo- pensei sorrindo.
- Não filho! Não temos dia da consciência negra. Não vale apenas existir dia da consciência branca, negra, amarela ou outra. Precisamos de uma consciência humano onde todas as pessoas se respeitam sem discriminação. Aí, o menino perguntão ficou feliz e foi brincar. Fico a espera da próxima pergunta do menino perguntão!


AAT/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário